Natura Aquarela

Concepção e criação, produção e realização das expressões

“+É+: Todas as cores de sua beleza” foi o mote do relançamento da marca de maquiagem que tem a cara da liberdade criativa brasileira. Do conceito à linguagem, do design dos produtos aos ensaios e peças de comunicação, a construção da nova identidade de Natura Aquarela foi orquestrado pela Inobi, que atuou como hub de um coletivo de criação composto por maquiadores, fotógrafos, estilista de moda, diretores de arte e gestores da Natura.


“+É+” subverte a regra clássica do “menos é mais” e convoca todo mundo à delícia de pintar livremente o rosto. Sem medo do exagero. Sem a obrigação de seguir a moda. Sem submissão aos padrões estabelecidos do que se entende por bom gosto.

O relançamento de Natura Aquarela propiciou o resgate da essência inquieta e ousada da marca. Em linha com as diretrizes da Natura, o processo de criação não buscou lançar nem seguir tendências de mercado – seu propósito é ir além: contribuir para a construção de um legado criativo de brasilidade e beleza.

A estratégia de concepção do “+É+” adotou um modelo incomum de criação. No lugar do processo tradicional – em que os talentos envolvidos respondem somente por suas áreas de expertise, sob as orientações da direção de arte –, todos os profissionais criativos trabalharam juntos no desenvolvimento das expressões da marca.


As seis expressões concebidas pelo coletivo de criação refletiram esse belíssimo intercâmbio de olhares e experiências. Um trabalho que, diluindo as fronteiras entre maquiagem, moda, estilo e design, evidenciou a potência de uma beleza desbocadamente policromática. Uma beleza com a cara e as cores do Brasil.